top of page
Fundo Pessoas 3.png
Fundo Pessoas 2.png
Pessoas 2.png
Fortaleza somos nós 2.png
Pessoas  1.png

As produções "Seu Vavá e a Paixão pela Sétima Arte" e "Doc.Teatro: Mulheres, Cena e Memória" resgatam a memória de artistas e cinematógrafo de Fortaleza

Por Beatriz Rabelo

01 fundo para site 1.png

Em meio a uma conversa com Marco Polo, o imperador mongol Kublai Khan perguntou ao viajante veneziano qual, dentre as muitas pedras que ele descrevera sobre uma ponte em arco, era aquela que sustentava a estrutura. Como resposta, Marco passou a explicar que a ponte não era sustentada por uma ou outra pedra, e sim pela curva do arco que elas formavam.

 

“— Por que falar das pedras? Só o arco me interessa. 

Polo responde.

— Sem as pedras, o arco não existe”

 

Da mesma forma são as cidades. Sem os sujeitos que a ocupam, a cidade não existe. Para falar da malha urbana, é preciso tratar sobre os muitos indivíduos que a compõem, modificam e sustentam. Suas idiossincrasias e distintas maneiras de habitar o vivo indivíduo que é a cidade. Os metrôs e as bicicletas, os carros e as jangadas, os barcos e os ônibus. Todos eles operados por sujeitos que realizam trajetos diversos, construindo fios intermináveis de relações e cruzamentos na cidade. 

 

As estátuas derrubadas, os lambes colados, as ruas, becos, vilas e praças ocupadas, os teatros produzidos, os cinemas modificados, o graffiti pintado. Não há cidade sem as pessoas que a habitam. São elas que a edificam dia após dia, responsáveis não apenas por construir o hoje, como por apontar os caminhos possíveis para o futuro que ainda há de ser percorrido pelas próximas gerações.

 

Nesse processo, as produções cinematográficas que se debruçam sobre as histórias de algumas das figuras que constroem a cidade possibilitam não só o resgate da memória, como a compreensão de quem somos e até mesmo, do que podemos ser. 

 

Nesta sessão, as artistas Iasmin Matos, Edla Maia e Juliana Tavares utilizam a arte do cinema para escavar histórias. Com o afeto de paleontólogas e a curiosidade de Calvino, se aprofundam nos detalhes das vidas do fazedor de cinema de rua Seu Vavá, a diretora de teatro de Fortaleza Herê Aquino; a atriz e produtora cultural Kelly Enne Saldanha e a atriz e cantora Marta Aurélia.

 

Assim, conseguem não só compartilhá-las com públicos de distintas gerações, como mantê-las como registro e impedir que, de algum modo, essas narrativas se percam completamente no decurso do tempo.

Baixo 1.png
Baixo 2.png
Baixo 4.png
Baixo 3.png
AVANÇAR
VOLTAR
Logo branca ufc.png
LOGO BRANCA JORNALISMO.png

Agosto de 2021

bottom of page